terça-feira, 6 de outubro de 2009

ENEM2009 - PROVAS 5 E 6 DE DEZEMBRO DE 2009

Prova do ENEM2009 será nos dias 5 e 6 de dezembro e Polícia Federal vai acompanhar
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já têm nova data: 5 e 6 de dezembro (sábado e domingo). O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta terça-feira, 6, após reunião com o ministro da Justiça, Tarso Genro. No encontro entre os ministros, ficou definida a participação da Força Nacional e da Polícia Federal em todas as etapas da logística da prova.
“A Polícia Federal vai acompanhar todo o processo, desde a saída da prova do cofre do Inep até a distribuição das provas, que deverá ser feita pelos correios”, disse Haddad. Caso seja acertada a participação dos correios na logística do Enem, a distribuição do material impresso será feito por meio de uma operação especial, “cercada de garantias para que as provas cheguem aos destinos corretamente”, nas palavras do ministro.

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Leia mais...

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

UEPA PRORROGA INSCRIÇÕES PARA PRISE E PROSEL 2010

As inscrições para os processos seletivos 2010 da UEPA podem ser efetuadas até 12 de outubro de 2009
As inscrições para os Processos Seletivos 2010 da Universidade do Estado do Pará (UEPA) foram prorrogadas até 12 de outubro e devem ser efetuadas pelo site www.prodepa.psi.br/uepa/vest. O pagamento das taxas de inscrição para o Prise e o Prosel poderá ser feito em qualquer agência bancária até 13 de outubro. Neste ano, a UEPA oferta 2.536 vagas, distribuídas entre os 19 cursos de graduação da universidade nos cinco campi da capital e nos 15 núcleos do interior, nas áreas de educação, saúde e tecnologia.
Os Processos Seletivos 2010 já contemplam os novos cursos de Licenciatura em Filosofia, em Geografia e em Letras - Habilitação em Língua Estrangeira, além do recém-adquirido campus de Castanhal, que terá os cursos de Engenharia de Produção e Licenciatura em Ciências Naturais - Habilitação em Física. O novo campus, localizado na Região de Integração do Guamá, dará apoio aos demais campi da universidade.
As datas das provas do Prise e do Prosel estão marcadas. A primeira etapa dos Processos Seletivos 2010 será dia 6 de dezembro. A prova terá 56 questões objetivas nas áreas de química, matemática, física, biologia, língua portuguesa, literatura brasileira e portuguesa, história e geografia, referente à primeira série do ensino médio. A segunda prova será dia 7 de dezembro e terá 60 questões objetivas de conhecimentos gerais das mesmas disciplinas da primeira etapa e mais questões de língua estrangeira. O conteúdo da prova é referente à segunda série do ensino médio.
E, dia 20 de dezembro, haverá a terceira e última etapa, com 54 questões objetivas de conhecimentos gerais, incluindo língua estrangeira, e a redação. O conteúdo da prova será referente à terceira série do ensino médio. Para todas as etapas, cada questão objetiva valerá um ponto. A redação vale 30 pontos. Os candidatos que optarem pelo curso de Música farão o exame habilitatório nos dias 8 e 9 de novembro.
Serviço: As inscrições para os Processos Seletivos 2010 da UEPA podem ser efetuadas até 12 de outubro, pelo site www.prodepa.psi.br/uepa/vest. O pagamento das taxas de inscrição – R$ 35 para o Prise e R$ 60 para o Prosel - poderá ser feito em qualquer agência bancária até 13 de outubro. Mais informações pelo site www2.uepa.br/seletivo/ ou pelos telefones da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA): 3299-2216 ou 3244-4009.

ASCOM/UEPA

ENEM2009 - MEC DEVE ANUNCIAR NOVA DATA NA QUARTA-FEIRA

Ministro anuncia em cadeia de rádio e televisão adiamento do ENEM2009
Em pronunciamento em rede de rádio e televisão, nesta quinta-feira, 1º de outubro, o ministro da Educação, Fernando Haddad, comunicou ao país o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Segundo o ministro, a decisão de adiar o ENEM foi motivada pela denúncia de que uma prova impressa foi oferecida para publicação em um jornal de circulação nacional, na noite de quarta-feira, dia 30 de setembro.
Enquanto o MEC prepara outra prova e a Polícia Federal investiga o roubo, Haddad sugeriu aos estudantes que aproveitem o tempo para aprimorar os estudos. Anunciou, ainda, que o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) colocaram em seus portais eletrônicos a prova descartada para uso em simulados.

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Confira aqui as provas do ENEM2009:

Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias


Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias


Gabaritos

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CANCELAMENTO ENEM2009

ENEM2009 adiado - Nota Oficial
O Ministério da Educação informa que as provas do ENEM marcadas para este final de semana foram adiadas por motivos de segurança. O Inep já possui uma segunda prova e deve anunciar a nova data nos próximos dias, depois de reorganizar a logística. O Ministério da Educação já tomou providências junto ao Ministério da Justiça e a Polícia Federal no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento. Os estudantes inscritos serão comunicados oportunamente pelos meios habituais da confirmação da nova data e do local das provas. Em razão do adiamento, o resultado final das provas, inicialmente previsto para o dia 8 de janeiro, deve atrasar em cerca de um mês. O Ministério da Educação trabalha para minimizar os efeitos do atraso.

Assessoria de Imprensa Inep/MEC