quinta-feira, 26 de março de 2009

ESCOLA ESTADUAL DA PERIFERIA DE BELÉM É REFERÊNCIA NO TÊNIS DE MESA NO PARÁ .

Situada na periferia de Belém e contando não mais do que com quatro mesas, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Nagib Coelho Matni é uma referência para a prática e desenvolvimento do Tênis de Mesa no Pará. O nome do colégio, inclusive, é uma homenagem a um dos grandes esportistas do Pará.

Há três anos, o professor Daniel Conceição foi quem começou o trabalho com o Tênis de Mesa na escola sem qualquer propósito. Foi quando ele resolveu dar uma aula de inglês tendo tal modalidade como tema. Hoje a brincadeira virou coisa séria e o colégio Nagib Coelho já soma importantes conquistas nos cenários estadual e nacional.
Este ano, a escola estadual está prestes a conquistar o inédito título de Campeã Geral do Campeonato Paraense 2007, o Troféu Eficiência, em uma disputa acirrada com a Assembléia Paraense.
Nacionalmente, a escola acaba de sagra-se vice-campeã do Troféu Eficiência da Copa Brasil Fortaleza. Uma conquista inédita em evento que também contou com a participação de outros 44 clubes de 17 estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
Sempre contando com o apoio de direção escolar, Federação de Tênis de Mesa do Pará, SEEL e CEAL, os próximos objetivos são a construção de mesas de concretos na área da própria escola e a participação no Campeonato Brasileiro em Vitória-ES, com o maior número de atletas possível.


quarta-feira, 25 de março de 2009

HISTÓRICO DA ESCOLA

‚ r@, à%~ yìK‚ r@, à%~ y A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Nagib Coelho Matni, cuja origem do nome é uma homenagem ao ilustre e prestigiado educador paraense, foi fundada no dia 12 de janeiro de 2001, através da portaria 067/2001, sob a gestão do então governador Dr. Almir Gabriel.
A escola é mantida pelo Poder Público Estadual, através da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Tem como seu primeiro diretor o Prof. José Manuel de Oliveira, sendo que atualmente encontra-se a frente da direção a Prof. Ana Regina Sales de Souza.

A escola é situada no conjunto Ariri-Bolonha, quadra central s/n, bairro da Marambaia, na cidade de Belém, Estado do Pará. A matrícula inicial deste estabelecimento de Ensino foi de mil alunos nas séries finais do ensino fundamental e trezentos alunos no Ensino Médio.

A Escola Nagib Coelho Matni funciona em três turnos: manhã, tarde e noite, com dez turmas em cada turno; modalidade regular, sendo o primeiro turno (manhã) servido pelo ensino fundamental de 5º a 8º séries; o segundo turno (tarde) constituído pelo ensino fundamental de 5º a 8º séries e ensino médio (1, 2°e 3°anos). O 3° turno (noite) oferece somente o Ensino Médio (1, 2 e 3°anos). Quanto à estrutura física, a escola se compõe de 10 salas de aula, copa cozinha, banheiro feminino, banheiro masculino, banheiro da copa, banheiro administrativo, sala da direção, secretaria, SOESE, biblioteca, sala de recursos, sala de professores, quadra esportiva, área livre, dispensa e/ou depósito.

O corpo funcional atualmente é composto por uma diretora, duas vice-diretoras, duas técnicas, uma secretária e auxiliares de secretaria, serventes e porteiros. No entanto, o setor de serviços gerais e portaria encontra-se terceirizado (SERVICE BRASIL E FALCON).

Construída numa área com índices elevados de violência, a escola, em seus primeiros anos de funcionamento era alvo constante de pichações, depredações e atos de vandalismo por parte de jovens que se organizavam em gangues (ainda hoje é o grande problema da área) e até mesmo de seus próprios alunos que em muitos casos faziam parte dessas gangues, trazendo para dentro da escola uma gama de infortúnios, como pichação das salas, sendo que atualmente o problema foi atenuado.

A escola abriu suas portas para a comunidade, que hoje aproveita ao máximo o espaço concedido através de promoção de torneios esportivos, gincanas culturais, encontros religiosos, palestras, debates promovidos pelos centros comunitários da área, dentre outras programações, oferecendo assim, oportunidade de lazer e entretenimento a toda a comunidade.